terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tabuada cantada.

TABUADA CANTADA

Neste mês de setembro, as aulas de artes e produção interativa trabalharam seus conteúdos juntos (música e cálculos). O resultado foi a tabuada cantada ou tabuada musical, onde os alunos conheceram a letra, cantaram e aprenderam multiplicação.
A professora disse que as músicas podem ser cantadas em sala de aula ou em casa, aliando a criatividade das crianças ao teatro, desenho, dança, entre outras formas de aprender brincando.  Na sala de aula, a professora Noely pediu para que os alunos copiassem a letra das musiquinhas e levou o rádio e o CD para estimulá-los a aprender o rítmo e a melodia, e ainda, fizeram ilustrações relacionadas.
















 As aulas foram dadas com carinho especialmente para educar e divertir de forma criativa e inteligente.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Atividade Ação e Reação:Conteúdo Cálculos Mentais Operações Elementares e Números Fracionários.

Sete Quedas
E.E.Guimarães Rosa
Programa Além das Palavras
Coordenadora de Matemática  Nadir Maria de Moura
Professoras: 4º ano A, Evanir 5º ano A Zeli e 5º ano B Teresinha Período matutino.
Atividade: Ação e Reação
Conteúdo: As operações elementares de matemática e números fracionários.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio rápido dos alunos através de cálculos mentais e proporcionar a interação entre eles motivando o trabalho em equipe.
 Promover a aprendizagem de matemática através de jogos e brincadeiras abordando conteúdos tais: como cálculo envolvendo as operações elementares e números fracionários.              
Materiais: Os alunos.
Metodologia: Levar os alunos para o pátio da escola e dividir em dois grupos identificando-os como par e ímpar, o professor deve ter em mãos uma lista de perguntas, os alunos irão responder oralmente os cáculos matemáticos.
Regras: Formar dois grupos com os alunos das três turmas, que ficarão entre duas traves (ponto de referencia) quem responder e chegar primeiro no ponto, pega um elemento do  grupo adversário ,ganha o jogo quem tiver  o número  maior de acertos.








domingo, 15 de setembro de 2013

Vencedores do concurso de balões.

Vencedores do concurso de balões.

As alunas Tayne Gabriela Alves de Oliveira e Marta da Silva Pimentel ganharam o concurso de balões. Ficou estabelecido, que o prêmio seria uma festa para toda a sala. Portanto, preparem-se alunos do 6º "A" matutino... vocês terão muito a comemorar no mês de outubro!!!


Parabéns e muito obrigado a todos os alunos que se empenharam. Os trabalhos ficaram maravilhosos. 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Plano da Atividade:Construindo Figuras Geométricas com Massinha de Modelar Turma do 1º ano E.F.

Município Sete Quedas
E.E.Guimarães Rosa
Programa Além das Palavras. Área matemática
Professora: Lucélia de Oliveira Billó
Realizado com a turma do 1º ano “A” vespertino
Tema central: Figuras Geométricas com massinha de modelar
Duração: 3h/a
Conteúdo: Figuras Geométricas com massinha de modelar
Objetivo: Têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o raciocínio  lógico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, tamanhos e cores e assim formar figuras geométricas com massinha de modelar.
Metodologia: Formar grupos de 4 alunos cada aluno com sua massinha de modelar (já confeccionada anteriormente em casa com a ajuda dos pais) ler  “HISTÓRIA DA QUADRADINHA” em seguida pedir para os mesmos que confeccionem algo que represente as figuras geométricas, e assim deixá-los livres ,  fazendo com que aprendam sem perceber pois se empolgam com o clima de uma aula diferente.
Recursos: Massinha de modelar,
Avaliação: Avaliar a capacidade de diferenciação das figuras geométricas.


Alunos do 1º ano E.F.Trabalhando com massinha de modelar






quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Visita dos alunos da E.E.Guimarães Rosa a Câmara dos vereadores para apresentar o Projeto 'Água Essência da Vida'

11 de Setembro de 2013


 No dia  09 de  Setembro de 2013  os alunos da Escola Guimarães Rosa apresentaram   o Projeto “Água Essência da Vida” ao publico presente na sessão legislativa e pede apoio a Câmara de Vereadores  para que o desenvolvimento do Projeto seja satisfatório .
Pensando na realização e na maior credibilidade do projeto os alunos,professores ,coordenadores e diretora  junto com os delegados eleitos como titular e suplente ( Ana Julia 8º ano E.F e Eduarda 9º ano E.F.) se deslocaram até a câmara municipal de vereadores para a realização de uma sessão, na qual pediram aos legisladores apoio e se possível a criação de um projeto de lei viabilizando a fiscalização mensal da vigilância sanitária no percurso e na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Tujuri, este que é responsável pela captação da água que abastece a cidade.


Ao finalizar a sessão o presidente da câmara Odinei Costa Sobrinho disse “será tomada as medidas cabíveis a câmara, juntamente com o executivo municipal para que tenha a solução do problema”. Ao encerrar ainda completou dizendo que “compete a todos os cidadãos a responsabilidade de cuidar do meio ambiente”, finalizou Odinei.
A diretora da escola, Mirian de Sena Almeida parabenizou os alunos pelo empenho no desenvolvimento de cada projeto, e pede a contribuição da população em geral, “com pequenos atos podemos alcançar grandes resultados”, disse Mirian

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Momentos Cívicos


Aluno declamando Poesia


Semana da Pátria .

E.E.Guimarães Rosa
Na semana da Pátria  foram desenvolvidas várias atividades alusivas a Independência do Brasil.
Tais como: Execução dos Hinos : Nacional,Estadual e Municipal. Declamação de poesias, recitação de versos etc.

No período vespertino, os pequenos também participaram com entusiasmo.




“O amor pela pátria é a primeira virtude do homem civilizado.”

Napoleão Bonaparte