quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LENDO NA ESCOLA


A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Vemos em nosso país a dificuldade dos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. 


Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. 

Veja algumas ações de motivação à leitura realizada pela professora Noely.

LEITURA NA TURMINHA DO 1º A - VESPERTINO

















LEITURA COMPARTILHADA - COM AS TURMAS DO VESPERTINO
















quinta-feira, 17 de outubro de 2013



Projeto:Trabalhando com o sistema monetário
Professora: Rosemi Teixeira dos Santos
Disciplina: Matemática, português, história, ciências e geografia
Ano/série: 3                Turma: “B”              Turno: Vespertino
Período:
Conteúdos: Sistema monetário

INTRODUÇÃO

A matemática está presente em várias situações do nosso dia-a-dia, mesmo assim,  grande parte de nós temos dificuldades em aprender, por esse motivo nós professores necessitamos usar de diversos meios e recursos, para que as aulas se tornem agradáveis, quando utilizamos jogos, brincadeiras e simulação de situações reais estamos contribuindo para aprendizagem do aluno de forma significativa e prazerosa, passamos a ser um facilitador da aprendizagem,  e os alunos aprendem sem dificuldade.
        Para sintetizar o conteúdo trabalhamos a Unidade 10 do livro didático – Multiplicando Solidariedade para dividir.

JUSTIFICATIVA:
A realidade do ensino/aprendizagem brasileiro traz problemas muito graves que são repetência, evasão escolar, indisciplina, distorção idade-série, baixo rendimento da aprendizagem, enfim, todos esses problemas nos levam ao fracasso escolar. Com base no boletim de resultados do SAEMS, pontuando o índice de participação e medias desta unidade escolar com as do estado pólo e município propõe-se o desenvolvimento de ações pedagógicas que possibilitem a melhoria dos resultados. Desta forma com este projeto pretendemos construir soluções solidárias, minimizando a artificialidade da escola, aproximando-a, o mais possível, da realidade e da vida do aluno.

OBJETIVO GERAL
Melhoria de resultados dos estudantes desta unidade escolar

OBJETIVO ESPECIFICO
·        Gerar situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas;
·        Simular situações reais de vivencias do cotidiano do aluno
·        Calcular e reconhecer operações equivalentes ao sistema monetário
·        Conhecer a história do dinheiro
·        Estimular a Solidariedade
·        Poupar e estimular o consumo consciente
·        Cuidar do meio ambiente evitando o acúmulo do lixo
·        Conhecer a regra dos 3 “Rs” (reciclar, reutilizar e reaproveitar)
·        Conhecer as cédulas do nosso dinheiro
·        Produzir gráficos e tabelas
·        Produção de textos nos vários gêneros
·        Conhecer e utilizar a pontuação
·        Desenvolver habilidades cognitivas
·        Respeitar o corpo e aumentar a autoestima
·        Reconhecer o outro e saber compartilhar
·        Trabalhar em grupo
·        Desenvolver a autonomia
·        Estimular a criatividade
·        Trabalhar o equilíbrio emocional
·        Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. 
·        Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. 
·        Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e  informação para resolver problemas sociais. 
·        Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a 
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. 


METODOLOGIA:
Os alunos terão aulas expositivas/dialogadas, onde a principio haverá uma explicação sobre consumo consciente, matemática nas situações vivenciadas no cotidiano, e outros aspectos relevantes a cada disciplina. Em seguida, será divulgado para os alunos e seus familiares o projeto, visando conscientizar a população da importância de se doar o que não se usa para que possa ser usado por quem necessita. Então, iniciaremos uma coleta de objetos que não serão devolvidos.
Depois de coletado o material, será feita uma triagem e separação por tipo e então serão disponibilizados em prateleiras e mesas numa sala na sede da E. E GUIMARÃES ROSA para etiquetagem e marcação de preços simbólicos.
Os próprios alunos terão função de vendedores e caixa. No geral as pessoas que recebem os objetos deverão dar a contrapartida simbólica por peça, para que valorizem o que recebem. Os valores arrecadados servirão para atender a necessidades de outros projetos.
Outras disciplinas abordarão o mesmo tema, porém, poderão dar tarefas mais específicas relacionadas ao conteúdo do bimestre em questão.

RECURSOS:
Os recursos materiais serão objetos de doação da comunidade (brinquedos, roupas, calçados, livros, material escolar...). O espaço físico contará com sala disponível para realização da lojinha do brechó. Quanto aos recursos humanos, teremos docentes e discentes imbuídos de tornar exeqüível o projeto.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante observando o desenvolvimento do projeto.

“A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin, 2000).


Trabalhando Noção de valores, situações problema, estimulo ao consumo consciente, solidariedade, noções de multiplicação e divisão etc.