Projeto:Trabalhando com o
sistema monetário
Professora: Rosemi Teixeira dos
Santos
Disciplina: Matemática, português,
história, ciências e geografia
Ano/série: 3 Turma: “B” Turno: Vespertino
Período:
Conteúdos:
Sistema monetário
INTRODUÇÃO
A matemática está presente em várias situações do nosso
dia-a-dia, mesmo assim, grande parte de nós temos dificuldades em
aprender, por esse motivo nós professores necessitamos usar de diversos meios e
recursos, para que as aulas se tornem agradáveis, quando utilizamos jogos,
brincadeiras e simulação de situações reais estamos contribuindo para
aprendizagem do aluno de forma significativa e prazerosa, passamos a ser um
facilitador da aprendizagem, e os alunos aprendem sem dificuldade.
Para sintetizar o conteúdo trabalhamos a
Unidade 10 do livro didático – Multiplicando Solidariedade para dividir.
JUSTIFICATIVA:
A
realidade do ensino/aprendizagem brasileiro traz problemas muito graves que são
repetência, evasão escolar, indisciplina, distorção idade-série, baixo
rendimento da aprendizagem, enfim, todos esses problemas nos levam ao fracasso
escolar. Com base no boletim de resultados do SAEMS, pontuando o índice de participação
e medias desta unidade escolar com as do estado pólo e município propõe-se o
desenvolvimento de ações pedagógicas que possibilitem a melhoria dos
resultados. Desta forma com este projeto pretendemos construir soluções
solidárias, minimizando a artificialidade da escola, aproximando-a, o mais
possível, da realidade e da vida do aluno.
OBJETIVO GERAL
Melhoria de resultados dos estudantes desta
unidade escolar
OBJETIVO ESPECIFICO
·
Gerar situações de aprendizagem ao mesmo tempo,
reais e diversificadas;
·
Simular situações reais de vivencias do cotidiano
do aluno
·
Calcular e reconhecer operações equivalentes ao
sistema monetário
·
Conhecer a história do dinheiro
·
Estimular a Solidariedade
·
Poupar e estimular o consumo consciente
·
Cuidar do meio ambiente evitando o acúmulo do lixo
·
Conhecer a regra dos 3 “Rs” (reciclar, reutilizar e
reaproveitar)
·
Conhecer as cédulas do nosso dinheiro
·
Produzir gráficos e tabelas
·
Produção de textos nos vários gêneros
·
Conhecer e utilizar a pontuação
·
Desenvolver habilidades cognitivas
·
Respeitar o corpo e aumentar a autoestima
·
Reconhecer o outro e saber compartilhar
·
Trabalhar em grupo
·
Desenvolver a autonomia
·
Estimular a criatividade
·
Trabalhar o equilíbrio emocional
·
Aplicar
as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros
contextos relevantes para sua vida.
·
Identificar
as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
·
Recorrer
aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas
sociais.
·
Identificar os elementos que
concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
METODOLOGIA:
Os
alunos terão aulas expositivas/dialogadas, onde a principio haverá uma
explicação sobre consumo consciente, matemática nas situações vivenciadas no
cotidiano, e outros aspectos relevantes a cada disciplina. Em seguida, será divulgado
para os alunos e seus familiares o projeto, visando conscientizar a população
da importância de se doar o que não se usa para que possa ser usado por quem
necessita. Então, iniciaremos uma coleta de objetos que não serão devolvidos.
Depois
de coletado o material, será feita uma triagem e separação por tipo e então
serão disponibilizados em prateleiras e mesas numa sala na sede da E. E
GUIMARÃES ROSA para etiquetagem e marcação de preços simbólicos.
Os
próprios alunos terão função de vendedores e caixa. No geral as pessoas que
recebem os objetos deverão dar a contrapartida simbólica por peça, para que
valorizem o que recebem. Os valores arrecadados servirão para atender a
necessidades de outros projetos.
Outras
disciplinas abordarão o mesmo tema, porém, poderão dar tarefas mais específicas
relacionadas ao conteúdo do bimestre em questão.
RECURSOS:
Os
recursos materiais serão objetos de doação da comunidade (brinquedos, roupas,
calçados, livros, material escolar...). O espaço físico contará com sala
disponível para realização da lojinha do brechó. Quanto aos recursos humanos,
teremos docentes e discentes imbuídos de tornar exeqüível o projeto.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
constante observando o desenvolvimento do projeto.
“A avaliação
significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se
desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.”
(Gandin, 2000).
Trabalhando Noção de valores, situações problema, estimulo ao consumo
consciente, solidariedade, noções de multiplicação e divisão etc.
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