PROJETO TRÂNSITO
Sete Quedas
E.E.Guimarães
Rosa
Professora:
IVANIR SCHÜTZ e Professora de apoio
Nilva.
Disciplina:
Matemática, português, história, geografia, ciências
Ano/série: 2º Turma: “A” Turno: Vespertino
Período: 12
aulas
Conteúdo:
Trânsito
OBJETIVO
·
Facilitar a aprendizagem das crianças, por
meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o
compõe, incluindo placas e sinalização.
·
Conscientizar por meio de simulações hábitos
de um pedestre e condutor conscientes.
·
Evidenciar a importância de respeitar às
autoridades do trânsito.
·
Formar
uma consciência ambiental desde pequenos.
JUSTIFICATIVA
Devido a tantos acidentes de trânsito faz-se necessário um ensino aprendizagem com o tema Trânsito direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por estar em um processo de desenvolvimento intelectual possibilitando assim à criança o acesso às noções básicas do trânsito, visualizando que cuidados se deve ter com o trânsito nos dias de hoje, as regras e conscientizá-los que a imprudência no trânsito leva às pessoas a morte, sensibilizar também os familiares sobre essas regras.
Devido a tantos acidentes de trânsito faz-se necessário um ensino aprendizagem com o tema Trânsito direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por estar em um processo de desenvolvimento intelectual possibilitando assim à criança o acesso às noções básicas do trânsito, visualizando que cuidados se deve ter com o trânsito nos dias de hoje, as regras e conscientizá-los que a imprudência no trânsito leva às pessoas a morte, sensibilizar também os familiares sobre essas regras.
Metodologia:
·
Na
roda de conversa falar sobre o trânsito assim descobrindo o conhecimento prévio
dos alunos sobre o assunto;
·
Em
seguida apresentar algumas placas e sinais de trânsito existente;
·
Filme
Pateta no Trânsito – You Tube
·
Filme
Criança vê, criança faz no Trânsito
·
Textos informativos;
·
Conversas participadas;
·
Pesquisas;
·
Recorte e colagens;
·
Produção de texto;
·
Desenho e pintura;
·
Músicas;
·
Simulação do trânsito;
·
Confecção do semáforo;
·
Confeccionar
carrinhos;
·
Placas e sinais de trânsito;
CULMINÂNCIA
Mobilização na quadra do colégio com placas, desenhos com giz encenando o trânsito da nossa cidade, simulação de como deve ser a passagem de pedestre, ciclista e de carros com o uso dos carros confeccionados pelos alunos, bicicletas de alguns alunos que foram selecionados por mim professora e alguns alunos como ciclistas para que se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
Mobilização na quadra do colégio com placas, desenhos com giz encenando o trânsito da nossa cidade, simulação de como deve ser a passagem de pedestre, ciclista e de carros com o uso dos carros confeccionados pelos alunos, bicicletas de alguns alunos que foram selecionados por mim professora e alguns alunos como ciclistas para que se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
Recursos:
Materiais- Caixa de papelão, tinta guache, cola, para
confeccionar os carrinhos, bicicletas, placas de trânsito, projetor, DVD, CD,
cartolina, régua, folha de sulfite, lápis de cor, giz, STE computador Internet.
Avaliação:
Comportamento
sócio-afetivo
- Relacionamento com os
colegas; 1 ponto.
- Respeito ao professor e
pessoas envolvidas nas atividades propostas;
1 ponto.
- Convivência em grupo; 1 ponto.
- Pontualidade; 1 ponto.
- Assiduidade; 1 ponto.
Participação
das atividades propostas.
·
Interesse em resolvê-las; 1,5 pontos
·
Atenção dispensada nas resoluções das
atividades; 1,5 pontos.
·
Capacidade de percepção das explicações; 2
pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário