quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto Trânsitp


PROJETO TRÂNSITO
Sete Quedas
E.E.Guimarães Rosa
Professora: IVANIR SCHÜTZ e Professora de apoio  Nilva.
Disciplina: Matemática, português, história, geografia, ciências     
 Ano/série: 2º       Turma: “A”     Turno: Vespertino
Período: 12 aulas
Conteúdo: Trânsito
OBJETIVO
·           Facilitar a aprendizagem das crianças, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas e sinalização.
·          Conscientizar por meio de simulações hábitos de um pedestre e condutor conscientes.
·         Evidenciar a importância de respeitar às autoridades do trânsito.
·          Formar uma consciência ambiental desde pequenos.
JUSTIFICATIVA
 Devido a tantos acidentes de trânsito faz-se necessário um ensino aprendizagem com o tema Trânsito direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por estar em um processo de desenvolvimento intelectual possibilitando assim  à criança o acesso às noções básicas do trânsito, visualizando que cuidados se deve ter com o trânsito nos dias de hoje, as regras e conscientizá-los que a imprudência no trânsito leva às pessoas a morte, sensibilizar também os familiares sobre essas regras.
   Metodologia:
·         Na roda de conversa falar sobre o trânsito assim descobrindo o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto;
·         Em seguida apresentar algumas placas e sinais de trânsito existente;
·         Filme Pateta no Trânsito – You Tube
·         Filme Criança vê, criança faz no Trânsito
·         Textos informativos;
·         Conversas participadas;
·         Pesquisas;
·         Recorte e colagens;
·         Produção de texto;
·         Desenho e pintura;
·         Músicas;
·         Simulação do trânsito;
·         Confecção do semáforo;
·         Confeccionar carrinhos;
·         Placas e sinais de trânsito;
CULMINÂNCIA
Mobilização na quadra do colégio com placas, desenhos com giz encenando o trânsito da nossa cidade, simulação de como deve ser a passagem de pedestre, ciclista e de carros com o uso dos carros confeccionados pelos alunos, bicicletas de alguns alunos que foram selecionados por mim professora e alguns alunos como ciclistas para que se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
 Recursos:
Materiais- Caixa de papelão, tinta guache, cola, para confeccionar os carrinhos, bicicletas, placas de trânsito, projetor, DVD, CD, cartolina, régua, folha de sulfite, lápis de cor, giz, STE computador Internet.
  
    Avaliação:
 Comportamento sócio-afetivo
  • Relacionamento com os colegas; 1 ponto.
  • Respeito ao professor e pessoas envolvidas nas atividades propostas; 1 ponto.
  • Convivência em grupo; 1 ponto.
  • Pontualidade; 1 ponto.
  • Assiduidade; 1 ponto.
Participação das atividades propostas.
·         Interesse em resolvê-las; 1,5 pontos
·         Atenção dispensada nas resoluções das atividades; 1,5 pontos.
·         Capacidade de percepção das explicações; 2 pontos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário